Qual o prazo de validade de um site?
Você já deve saber que precisa investir em alguns itens para manter um site no ar:
  • Um valor anual para garantir um domínio (ex: www.seusite.com.br).
  • Um valor para a hospedagem – geralmente nos planos mensal, semestral ou anual. A hospedagem é o aluguel de seu espaço na internet.
Um terceiro item que muitos ignoram, contudo, é o valor para renovar um site.
Tanto faz se você encara seu site como um produto ou como um serviço. O fato é que ele possui um ciclo de vida, e de tempos em tempos, precisa ter sua estrutura e visual renovados.
Você pode até achar estranho, mas a verdade é que
todo site possui um prazo de validade.
Veja alguns dos principais motivos para renovar seu site:
  • A tecnologia utilizada na internet é atualizada com extrema velocidade – Isto permite sites mais dinâmicos, atrativos e com carregamento mais rápido – este último, inclusive, é um critério de posicionamento no Google.
  • As tendências de design mudam com frequência – Você não vai querer seu site com cara do século passado.
  • O fator visual influencia diretamente na compra – 93% dos usuários levam em conta o aspecto visual para comprar.
Nossa experiência com os clientes revelou que o tempo médio para um site ser renovado é de 2 anos. Note que não estamos falando de conteúdo. O conteúdo – seu blog, por exemplo – deve ser atualizado no máximo a cada quinze dias. Estamos falando da estrutura (código) e design (visual).
Você também pode escolher renovar anualmente, para seguir as novas tendências de design daquele ano. Em 2014, por exemplo, vimos uma forte tendência de sites em uma única página, exatamente como o novo site da Logan Web (clique nos itens do menu, para visualizar melhor).
Mas não recomendamos fazer isto com menos de um ano, para manter sua identidade. E um site com mais de dois anos já começa a ter aquela “cara de site velho”.
Se você utilizar o serviço Web Archive, que guarda o histórico dos sites na internet, e comparar versões da gigante de vendas online Amazon, verá isto claramente: o visual de 2012 e sua nova versão, muito mais clean e moderna, em 2014.
É como diria o poeta Carlos Drummond de Andrade::
Não importa aonde você parou…
Em que momento da vida você cansou…
O que importa é que sempre é possível e necessário “Recomeçar”.