Se você é dono ou trabalha em um negócio, sabe o quanto é custoso investir em educação, treinamento para sua equipe.
Acompanhando uma tendência mundial, agora no Brasil estão se consolidando as Universidades (ou Academias) online. São vários sites visando educação através da internet (o chamado e-learning).
Com a lista de sites abaixo, você não terá mais motivos para não qualificar sua equipe, e ainda economizar no orçamento. São cursos de qualidade, incluindo instituições de renome e com certificados reconhecidos em todo o Brasil.
Vamos à lista de que vale ouro:
  1. Bradesco – A Fundação Bradesco criou a Escola Virtual, que oferece cursos online e gratuitos em diversas áreas, como: aperfeiçoamento / comportamentais, administração financeira, informática e Office (Excel, Word, Power Point e Outlook).- Diferencial: Há versões semipresenciais dos cursos, mais técnicos, voltados para usuários mais experientes.- Site: www.ev.org.br.
  2. FGV – A Fundação Getúlio Vargas também oferece cursos online e gratuitospara seu negócio em diversas áreas: empreendedorismo, finanças, introdução à administração estratégica e outros! São cursos rápidos e focados, com 5h de duração.- Diferencial: O diferencial fica por conta do renome e qualidade do material da instituição, nacionalmente reconhecida. Você poderá dar continuidade aos estudos com as diversas modalidades de cursos e especializações que a FGV oferece.- Site: www5.fgv.br/fgvonline/Cursos/Gratuitos/.
  3. SEBRAE – O Sebrae é nacionalmente reconhecido por seus cursos de apoio às empresas, que vão do planejamento ao dia-a-dia do empresário, incluindo gestão, atendimento, finanças, e outros temas. A mesma qualidade e conteúdo programático dos cursos presenciais (pagos) está disponível de forma online e gratuita – enviamos nossa equipe para cursos presenciais e comparamos.- Diferencial: Cursos categorizados para o perfil de seu negócio – Micro empresa, pequeno porte, empreendedor, etc. Há opções de mini cursos e também oficinas por celular.- Site: www.ead.sebrae.com.br/cursos/.
  4. IPED – Cursos grátis de gestão e liderança, informática, comunicação, marketing e vendas, contabilidade, finanças e até programação e design! Existem outros cursos pagos no site, como idiomas e preparatórios.- Diferencial: A novidade no Iped é que você pode criar sua própria Universidade Corporativa, e acompanhar o desenvolvimento de sua equipe nos cursos.- Site: www.iped.com.br.
  5. Escola do Marketing Digital – O site oferece mini cursos rápidos e focados em marketing digital, para que você fique por dentro do tema e sua equipe esteja preparada.- Diferencial: Se desejar contratar mais cursos, há planos de assinatura mensal com cursos ilimitados.- Site: www.escoladomarketingdigital.com.br.
  6. Cursou – O Cursou é um site de cursos online grátis que disponibiliza mais de 600 cursos, com a maioria do conteúdo em vídeo. Os cursos são produzidos por pessoas ou organizações que disponibilizam o conhecimento de forma gratuita através da internet.
    Site: www.cursou.com.br
  7. Duolingo – Precisa melhorar o atendimento ou até mesmo vender para o exterior? De forma fácil e intuitiva, utilizando jogos e desafios, o site Duolingo ensina, de graça, os níveis básico e intermediário de vários idiomas: inglês, espanhol, francês, italiano, alemão e outros.- Diferencial: Você pode testar seus conhecimentos (nivelamento) e aprender inglês e espanhol no site em português. Já outros idiomas, você aprenderá em inglês. Há aplicativos para Android e IOS.- Site: pt.duolingo.com/. Cursos em inglês: duolingo.com/courses/en.
  8. [Dica extra] Harvard University – Se você ou sua equipe já dominam o inglês, os cursos de extensão da Harvard podem agregar uma ótima bagagem. Em parceria com outras grandes universidades norte-americanas, como MIT e Berkeley, a iniciativa traz cursos de computação, comunicação, economia, finanças, humanas e outros, em 28 áreas de conhecimento.- Diferencial: São mais de 240 páginas listando cursos das melhores universidades do mundo. Os cursos são abertos, não é necessário cadastrar-se.- Site: www.edx.org.
  9. Dica bônus: Há ainda outras opções de cursos gratuitos presenciais. Confira o Programa de gratuitade do Senac, que oferece cursos como auxiliar administrativo e operador de computadores, e também os Cursos Gratuitos de Qualificação Profissional do Senai.
Guarde este artigo com carinho. Você também pode compartilhar este conhecimento com outras pessoas, se desejar.
O que está esperando? Acesse agora mesmo e bom estudo!