5 dicas rápidas para escrever textos irresistíveis de ler ao enviar e-mail marketing.
Quem lida com e-mail marketing sabe bem: precisamos fazer um texto com muito carinho, para despertar o interesse do leitor.
Mas não basta amor, tem que ter técnica.
E o primeiro parágrafo é o mais importante para o leitor decidir se vai ou não continuar lendo seu conteúdo. Portanto, para aumentar a chance de manter a atenção até o fim, aqui vão 5 dicas rápidas para seu primeiro parágrafo (também conhecido como “lead”) ficar irresistível:
Seu primeiro parágrafo deve responder a estas cinco perguntas:
  1. Quem?
  2. Quando?
  3. Onde?
  4. Como?
  5. Por quê?
Se você não puder responder claramente às cinco perguntas, tente responder ao máximo possível no primeiro parágrafo, de forma bem objetiva, claro.
E para exemplificar, vamos utilizar o primeiro parágrafo deste e-mail:
Exemplo: 5 dicas rápidas para escrever textos irresistíveis de ler ao enviar e-mail marketing.
As respostas seriam:
  1. Quem? Você (para você escrever).
  2. Quando? Ao enviar e-mail marketing.
  3. Onde? Internet (em seu sistema de e-mail marketing).
  4. Como? Aqui está um segredo de marketing: esta é a parte que o primeiro parágrafo vai te deixar curioso, e isto será respondido ao longo do texto. 😉
  5. Por quê? Textos irresistíveis (para o leitor não deixar de ler).
Dica extra 1: Nem todas as respostas estarão sempre explícitas. Há itens óbvios que não precisam ser mencionados: por exemplo, no item “Onde”, todos sabemos que é no e-mail, e que este é acessado através da internet.
Dica extra 2: No caso do “Por quê”, onde colocamos “textos irresistíveis”, poderíamos ter colocado “para seu leitor continuar lendo”. Contudo, usamosadjevitos que causam uma sensação maravilhosa, de algo imperdível(ops…usamos de novo! ;). Então, usamos duas técnicas de marketing juntas.
Esta técnica do primeiro parágrafo é similar à outra originada do inglês, conhecida por Five Ws, por responder às perguntas:
  1. Who is it about? – “Quem está envolvido”, ou “é sobre quem”?
  2. What happened? – “O que aconteceu”?
  3. When did it take place? – “Quando ocorreu”?
  4. Where did it take place? – “Onde ocorreu”?
  5. Why did it happen? – “Por que aconteceu”?
Você também pode se basear pelas perguntas dos gringos, se desejar.
Pronto. Agora você está preparado para escrever um primeiro parágrafo irresistível para seu conteúdo!
Depois do primeiro parágrafo bem construído, o restante do texto certamente fluirá em sua mente de forma clara e certeira!
Bons textos!